Bairros que amamos: Aristocrata

Aristocrata - São José dos Pinhais

O bairro Aristocrata está localizado há 1,5 km do centro de São José dos Pinhais. Com uma área de 2.010 km², abriga cerca de 3.697 moradores e faz divisa com os bairros São Domingos, Centro, Colônia Rio Grande e Bom Jesus.

Em 2011, foi criada a Associação de Moradores do Aristocrata que organiza ações em prol do desenvolvimento local. Destaque para o jornal impresso “Jornal do AMA” e para o portal online www.aristocrataonline.com.br, veículos divulgadores das atividades do bairro.

Confira a história do Aristocrata (retirada do site mencionado)

Originalmente ao Jardim Aristocrata denominava-se; ”Chácara Zaniolo”, por tratar-se de propriedade do Sr. José Zaniolo. Repassada como herança ao filho Constantino Angelo Zaniolo, quem, por ocasião da sua morte, também deixou a propriedade para seus quatro herdeiros: dois filhos, (atualmente falecidos), e duas filhas (Sra. Avani Zaniolo Zagonel e Adirce Zaniolo Incerte). Às mulheres da família, coube a parte correspondente ao atual Aristocrata.

Segundo depoimento da Sra. Avani, praticamente a totalidade dos alqueires de terra era ocupada pela lavoura. O espaço no qual hoje se situa a Praça Constantino Antonio Zaniolo, mais conhecida como Praça da Santa, era o local das moradias. Este fato permanece, já que em sua maioria, as residências ali implantadas continuam pertencendo aos herdeiros da família Zaniolo.

A Sra. Avani também relata que a imagem de N.Sra. de Fátima, vista na redoma localizada ao centro da Praça, foi trazida por freiras, que vieram conhecer o município, diretamente da cidade de Fátima (Portugal).Tanto a Virgem, quanto o local da Praça foram cedidos pelas “irmãs Zaniolo” à Prefeitura, possibilitando um encontro mensal de uma média de quarenta fiéis, com o intuito de rezarem a “novena”.

No local, próximo a Praça conhecido popularmente como Chácara dos Padres, (na esquina das ruas Margarida de Araújo Franco e Zacarias Alves Pereira), existe uma pequenina gruta com uma cruz em homenagem a um Padre chamado Francisco José. O mesmo trabalhava na lavoura quando veio a falecer. Depois de algum tempo desaparecido, seu corpo foi encontrado em meio à plantação, exatamente no local próximo a gruta, aonde foi colocada a cruz.

Em meados de 1990, ela e sua irmã venderam parte da propriedade às empresas Servopa S/A e a Imobiliária 2000, as quais lotearam o local e registraram suas travessas, ruas e avenidas com nomes de filósofos e escritores pertencentes a Aristocracia. Assim, o bairro foi batizado com o nome de Aristocrata. 

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com

Conheça Bairros pelo Brasil

CONCEIÇÃO

FUNDINHO

IMIRIM

IPANEMA

ALTO DO CANDEIAS

MEIA PRAIA

BALNEáRIO SAINT ETIENNE

OCIAN

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.